A Cirurgia de Lipoaspiração é a cirurgia plástica que remove o excesso de gordura corporal localizada em regiões indesejados.
A Lipo, consiste em retirar, pelo método de sucção, pequenas áreas de gordura que são difíceis de perder mesmo mantendo uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos.
É realizado em áreas do corpo onde os depósitos de gordura tendem a se acumular, como barriga (abdômen), quadril (flancos), costas, coxas e braços.
O objetivo da lipoaspiração é melhorar o contorno corporal e os resultados são duradouros, desde que o paciente mantenha o peso equilibrado. Isso porque a lipoaspiração reduz o número de células de gordura em uma área específica, mas quando você ganha peso, as células de gordura residuais aumentam de tamanho e volume.
A quantidade de gordura removida depende da aparência da área e do volume de gordura total da região, mas existe um limite máximo que pode ser abordado numa cirurgia e por isso, a Lipoaspiração não pode ser considerada uma opção para emagrecimento.
Quanto custa uma Cirurgia de Lipoaspiração?
Podemos dizer que é quase impossível estabelecer o preço da lipoaspiração sem conhecer a paciente. Cada uma tem um objetivo diferente com a lipoaspiração, além disso, o preço final de qualquer cirurgia, depende do tempo de duração do procedimento, das áreas que serão abordadas, da complexidade da cirurgia, da associação de tecnologias, do tipo de anestesia, da forma de pagamento, etc.
Por isso é tão complicado falar em valores sem conhecer a paciente.
Além disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias na internet e redes sociais.
Então, para saber o preço da sua cirurgia, o primeiro passo é agendar sua consulta.
Quais as regiões do corpo mais procuradas para fazer uma lipo?
A lipo pode ser realizada em várias áreas do corpo, ela pode ser uma alternativa para eliminar a “pochete” e deixar o seu abdômen esteticamente mais bonito, por exemplo.
A lipoaspiração na papada também tem sido cada vez mais procurada pelos pacientes. Além das áreas citadas acima, a lipoaspiração é muito procurada em:
- Abdomêm
- Quadril (flancos)
- Costas
- Coxas
- Braços
Em alguns casos, a lipoaspiração também pode ser útil em tratamentos de redução de seios, ginecomastia.
Quais os tipos existentes de lipoaspiração?
Existem vários nomes de lipoaspiração, que estão relacionados ao uso de tecnologias associadas à Lipo convencional. Cada procedimento funciona de uma maneira diferente e cada um deles possui suas vantagens e desvantagens específicas.
Sendo assim, na sua consulta podemos analisar juntas e escolher o melhor procedimento para o seu corpo.
Dentre os tipos de lipoaspiração existentes atualmente, podemos destacar alguns mais procurados aqui no consultório:
- Lipo HD ou Lipo LAD (Alta definição): indicada para pacientes com baixo percentual de gordura e que desejam mais definição dos contornos musculares.
- Minilipo ou Hidrolipo: lipoaspiração de áreas muito pequenas, sob anestesia local
- Vibrolipoaspiração: associação de aparelho que vibra a cânula de lipoaspiração, facilitando a quebra das células de gordura e tornando a lipo mais rápida e segura. Especialmente importante em casos secundários, isto é, em que o paciente já fez outra lipoaspiração antes e já tem muitas fibroses.
- Lipo com BodyTite: associação com tecnologia de radiofrequência bipolar que auxilia na retração da pele e tratamento da flacidez
Quem pode fazer lipoaspiração?
Para ser candidato à lipoaspiração, você deve estar em boa saúde, sem condições que possam complicar a cirurgia – como por exemplo, doenças circulatórias, doenças cardíacas ou reumatológicas descompensadas, diabetes ou distúrbios do sistema imunológico. Daí a importância de uma avaliação pré-operatória detalhada.
Tanto homens quanto mulheres podem realizar o procedimento e este procedimento não é indicado para tratamento de obesidade.
Quais são os possíveis efeitos colaterais?
Após o procedimento, o paciente pode ter:
- hematomas e inchaço, que podem durar entre 2 semanas até 3 meses
- dormência local, que deve durar de 6 a 8 semanas
- cicatrizes, que geralmente são bem discretas e em posição oculta pelas peças íntimas
- fluido (seroma) proveniente dos cortes
- tornozelos inchados
Como é a recuperação após a lipoaspiração?
Dependendo da duração do procedimento e do volume aspirado, pode ser necessário permanecer internado por 1 noite.
Além disso, alguém precisará levá-lo para casa e ficar com você nas primeiras 24 horas.
O tempo de retorno às atividades profissionais depende de alguns fatores, como o tipo de trabalho que você faz e quanto do seu corpo foi tratado.
O mesmo se aplica a quanto tempo levará até que você possa dirigir.
O curativo ou cinta podem ser retirados enquanto você toma banho.
Você precisará evitar atividades pesadas (cansativas) por um período de 4 a 6 semanas.
Quando é possível ver o resultado da lipo?
Os resultados da lipo já podem ser vistos nas primeiras semanas após o procedimento. Contudo, você só conseguirá ter o resultado final somente quando não tiver mais inchaço na região operada.
Esse processo pode levar alguns meses até a área se recuperar por completo.
Agora que você já sabe tudo sobre a LIPOASPIRAÇÃO, acha que chegou a hora de fazer a sua? Se sim, clique no banner abaixo e agende sua consulta. Será um prazer poder te ajudar a ficar ainda mais bonita.