Nós mulheres precisamos romper com tabus, acabar com a vergonha e conversar sobre alguns incômodos que podemos sentir em nossas regiões íntimas! Um tema importante a ser discutido é sobre a Cirurgia de Ninfoplastia.
A Ninfoplastia trata-se de um procedimento cirúrgico que ajuda a amenizar os desconfortos estéticos e funcionais que podem existir na área da vulva, como aumento dos pequenos lábios e/ou assimetrias.
É um tratamento seguro, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e capaz de renovar a autoestima da mulherada. Para você ter uma ideia, o Brasil é o país que mais realiza esse tipo de cirurgia íntima, segundo a própria SBCP.
Todo esse sucesso tem seus motivos e eu vou explicá-los para você neste artigo. Acompanhe!
Como é feita a Cirurgia de Ninfoplastia?
Vamos iniciar pelos esclarecimentos básicos: a ninfoplastia visa tratar a hipertrofia dos pequenos lábios da vagina, ou seja, quando eles crescem excessivamente e podem até ficar maiores do que os grandes lábios.
Também pode ser realizada quando há assimetrias na vulva ou flacidez de pele nesses lábios. Essas condições costumam ser causadas por questões hormonais, alterações geradas na gestação e uso de esteroides, por exemplo.
O procedimento pode ser feito sob diversos tipos de anestesia, mas eu costumo fazer com anestesia local associada a sedação, ou seja, você dorme durante a cirurgia. Dessa maneira, tenho mais segurança e tranquilidade para fazer todas as incisões necessárias para diminuir o tamanho dos lábios e torná-los mais harmônicos com toda a vulva.
Quanto tempo dura a ninfoplastia?
Na maioria dos casos a duração da cirurgia de ninfoplastia é de apenas uma hora e podem ser utilizados fios absorvíveis no pontos. Ou seja, o próprio organismo irá se encarregar de fazer com que as suturas sejam eliminadas.
Qual o preço da Cirurgia de Ninfoplastia
Podemos dizer que é quase impossível estabelecer o preço exato da ninfoplastia sem conhecer a paciente. Cada uma tem um objetivo diferente com a cirurgia, além disso, o preço final de qualquer cirurgia depende do tempo de duração do procedimento, das áreas que serão abordadas, da complexidade da cirurgia, da associação de tecnologias, do tipo de anestesia, da forma de pagamento, etc.
Não bastasse isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias na internet e redes sociais.
Então, para saber o preço da sua cirurgia, o primeiro passo é agendar sua consulta.
Quando a ninfoplastia é indicada?
É preciso lembrar que a hipertrofia dos pequenos lábios, além de gerar incômodos estéticos, também acarreta em dor durante as relações sexuais e dificuldades de higienização, o que aumenta os riscos de infecções.
Portanto, a ninfoplastia pode ser indicada para as pacientes que sofrem com todos esses fatores.
Existem contraindicações para essa cirurgia íntima?
Essa é uma pergunta que recebo com bastante frequência das pacientes. Na verdade, não existem contraindicações absolutas para a cirurgia íntima. Entretanto, é sempre preciso levar em consideração a condição de saúde e possíveis comorbidades da paciente, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade, entre outras.
É muito importante verificar se não existe nenhuma lesão na vulva que precise ser tratada antes do procedimento cirúrgico. Quando isso acontece, encaminho a paciente para seu ginecologista, e após o tratamento da lesão, agendamos a cirurgia.
Os benefícios da ninfoplastia
O principal benefício da NINFOPLASTIA é a melhora da autoestima! Afinal, qualquer insegurança com a região íntima também afeta o bem-estar psicológico das mulheres.
Contudo, os pontos positivos vão além disso. Algumas paciente me contam que passaram a ter relações sexuais mais prazerosas, fazem a higienização íntima com maior facilidade e se sentem confortáveis para utilizar determinas peças de roupa, como lingeries e biquínis. O que não acontecia antes da cirurgia.
Vale lembrar que, em alguns casos, os pequenos lábios são tão grandes que marcam até mesmo nas calças jeans!
Então, após a ninfoplastia, as mulheres podem receber várias melhorias na qualidade de vida.
Dúvidas comuns sobre a cirurgia íntima feminina
Como toda cirurgia plástica, a cirurgia de ninfoplastia causa diversas dúvidas. Por isso, resolvi listar as que mais recebo no consultório. Confira:
- Preciso ficar deitada após a cirurgia ou posso sentar?
Não há nenhum problema em sentar após a ninfoplastia. Apenas oriento evitar usar calças muito justas ou com tecido muito rígido, pois podem machucar a região, principalmente na posição sentada.
- Vou perder a sensibilidade na região?
Não! A cirurgia de Ninfoplastia não afeta a sensibilidade dos pequenos lábios e clitóris.
- Existem complicações?
Toda cirurgia pode ter complicações. Porém, as da ninfoplastia são raras e leves, como hematomas. Já outros problemas, por exemplo, infecções e abertura dos pontos, podem ser evitados com determinadas precauções.
Os cuidados no pós-operatório da Cirurgia de Ninfoplastia
Claro que é preciso ter alguns cuidados após a cirurgia íntima. Eles são simples, mas muito importantes para que a recuperação seja saudável e você tenha resultados adequados. Veja quais são as minhas recomendações:
- Evitar relações sexuais por um mês;
- Não usar calças e shorts apertados também por um mês;
- Preferir calcinhas de algodão;
- Não tomar banho de piscina e mar por cerca de 21 dias;
- Nos primeiros dias, aplicar compressas frias na área para diminuir o inchaço;
- Evitar atividades físicas que pressionem o local operado, como ciclismo;
- Usar os medicamentos prescritos
- Lavar sempre a região com água morna e sabão neutro
- Não usar papel higiênico por 20 dias, fazendo a higiene com lenços umedecidos ou ducha higiênica
As mudanças começam a ser vistas imediatamente, mas um resultado mais próximo do definitivo pode ser observado a partir do segundo mês. Todavia, importante lembrar que a cicatrização fica completa em cerca de seis meses a 1 ano.
Deseja saber se a ninfoplastia é indicada para você?
Se você se identificou com os desconfortos íntimos que eu citei neste material, é muito provável que a ninfoplastia possa te ajudar.
Então, para ter certeza disso, clique no banner abaixo e marque um horário comigo.
Vamos conversar muito sobre o seu caso e eu vou te repassar as orientações pré-operatórias para que você possa reconquistar a sua autoestima.