O crescimento exagerado das mamas nos homens pode gerar muito incômodo e vergonha. A cirurgia de ginecomastia masculina pode ser a solução que você precisa.
A ginecomastia é uma condição que acomete a população masculina, caracterizada pelo desenvolvimento exacerbado das mamas, geralmente devido a um descontrole hormonal.
O distúrbio pode ser resultado de um crescimento anormal das glândulas mamárias, aumento descontrolado de gordura na região, ou ambos os fatores.
De fato, essa condição pode ser um empecilho desconfortável na vida de muitos homens, influenciando diretamente não só na autoestima, como também no bem-estar.
Quais as causas da ginecomastia?
A ginecomastia é considerada fisiológica nos bebês, devido aos hormônios provenientes da mãe e geralmente desaparece nos primeiros meses.
Também, pode ter início no período da puberdade em razão das constantes mudanças hormonais enfrentadas, podendo afetar até 65% dos adolescentes do sexo masculino.
Constantemente, o crescimento do tecido mamário na adolescência é naturalmente revertido com o início da vida adulta, mas em muitos casos, o problema persiste, podendo ocorrer um crescimento ainda mais significativo das mamas sem que retornem ao normal.
Em outros casos, a ginecomastia pode surgir já em idade avançada. Estima-se que que grande parte dos homens que possuem o distúrbio estão acima dos setenta anos, constantemente relacionado a uma queda no nível de testosterona devido à idade.
Além disso, diversas doenças do sistema endócrino e o uso de alguns medicamentos, que atuam sobre a produção hormonal, podem estar relacionados com o desenvolvimento de ginecomastia.
Quanto custa a cirurgia de ginecomastia masculina?
Cada paciente tem um objetivo diferente com a cirurgia, o que torna cada cirurgia única.
O preço final da cirurgia depende do tempo de duração do procedimento, da complexidade da cirurgia, das áreas que serão abordadas, da associação de tecnologias, do local (hospital ou clínica) onde será realizada a cirurgia, da equipe médica, da forma de pagamento, entre outros fatores.
Por isso, podemos dizer que é quase impossível estabelecer o preço da cirurgia de ginecomastia masculina sem conhecer o paciente.
Além disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias na internet e redes sociais.
Portanto, a melhor forma para você saber quanto custa a sua Cirurgia de Ginecomastia é agendando uma consulta comigo.
Tipos de ginecomastia
A ginecomastia pode ser classificada em quatro graus, variando de acordo com o crescimento de mamas.
- Grau 1: Crescimento mamário leve, sem excesso de pele muito significativo.
- Grau 2A: Crescimento moderado da mama sem excesso de pele
- Grau 2B: Crescimento considerável da mama com excesso de pele, podendo ser observado mesmo que o homem tente disfarçar a ginecomastia com roupas largas.
- Grau 3: No último grau da ginecomastia, o distúrbio já é considerado avançado, causando um grande desenvolvimento mamário e resultando e um acúmulo importante de pele, podendo se assemelhar ao aspecto de uma mama feminina
Além das variações em graus, a ginecomastia também pode ser classificada como Lipomastia ou Pseudoginecomastia quando ocorre o crescimento mamário em razão do excesso de acúmulo de gordura na camada adiposa da pele.
Como a ginecomastia masculina se inicia?
Certamente, as mudanças não ocorrem da noite para o dia, mas em geral só causam desconforto quando começam a ser notadas visualmente mesmo com paciente vestido. De início, é possível sentir ao apalpar o peito a presença de um pequeno nódulo doloroso, sensível ao toque. Em algumas semanas, é provável que a dor tenha desaparecido, contudo, o nódulo persiste a crescer.
A ginecomastia masculina pode regredir de modo espontâneo em muitas situações, mas nos casos em que não há regressão no crescimento do nódulo, a condição se estabelece.
O distúrbio também é frequentemente encontrado em homens acima do peso, em que a camada de tecido adiposo cresce envolvendo as glândulas mamárias. A gordura corporal em excesso também converte o hormônio testosterona em estradiol, desequilibrando ainda mais o acúmulo indesejado na região do tórax.
Quando a cirurgia para ginecomastia é recomendada?
Em primeiro lugar, é necessário verificar a fundo a causa inicial da ginecomastia masculina para que haja um tratamento adequado se houver alguma doença associada. Descartados os distúrbios endocrinológicos, o tratamento cirúrgico torna-se uma ótima opção nos casos persistentes.
Capaz de afetar a autoestima masculina, a ginecomastia pode interferir em muitos aspectos da vida de um homem, causando-lhe descontrole emocional e inseguranças. A cirurgia é uma intervenção relativamente simples e permite a correção do problema, elevando consideravelmente a autoestima do homem.
Como a ginecomastia pode afetar homens em todas as fases da vida, não existe uma idade correta para a realização da cirurgia. O importante é tratar corretamente a causa e abordar cirurgicamente os casos que não regridem espontaneamente em até 1 ano.
Como é a cirurgia de ginecomastia masculina?
Uma das técnicas no arsenal de tratamento cirúrgico da ginecomastia é a lipoaspiração.
Nos casos de Lipomastia ou crescimento misto da mama, essa técnica promove uma boa redução do volume mamário, com cicatrizes mínimas.
Nos casos de crescimento glandular com pouco excesso de pele (graus 1 e 2A), a cirurgia de ginecomastia masculina é realizada por meio de incisões ao redor do mamilo. O procedimento é discreto, e a cicatriz muitas vezes é camuflada pela própria diferença de cor da aréola.
Para os pacientes com crescimento mamário mais significativos, associado a grande flacidez, pode ser necessário associar técnicas de retirada de pele, semelhante às cirurgias mamárias femininas, mas com preferência em posicionar as cicatrizes acompanhando o formato do musculo peitoral.
Mesmo nos casos maiores, essa cirurgia costuma evoluir muito bem no pós-operatório. Geralmente, a dor é bem controlada com analgésicos comuns. O uso da cinta/colete de compressão é um importante aliado para reduzir o inchaço, assim como as massagens para drenagem linfática.
Como é o pós-operatório da cirurgia de ginecomastia?
Na grande maioria dos casos, o período de recuperação é curto e o paciente retoma a maior parte de suas atividades rotineiras em 1 ou 2 semanas.
Quando há grandes ressecções de pele, é necessário que haja um repouso maior da área tratada, com limitação para erguer os braços e carregar peso durante o período de até um mês.
Em raríssimos casos, podem haver complicações como infecções, sangramentos, rompimento de pontos e necrose no mamilo. Por isso, é sempre importante manter o acompanhamento pós-operatório adequado, seguindo à risca as orientações que transmito após a cirurgia.
Como saber se preciso da cirurgia de ginecomastia?
O procedimento pode ser um grande alívio para os homens que tem as mamas mais desenvolvidas e sofrem com essa condição, proporcionando mais dignidade e autoestima ao paciente.
O resultado positivo da intervenção cirúrgica pode significar muito para quem se sente mais do que indisposto com o aumento das mamas, melhorando a satisfação com a auto imagem e proporcionando mais bem-estar.
Se depois de ler todas essas informações você acredita que a cirurgia para tratar a ginecomastia é a solução para o seu problema, clique no banner abaixo, agende sua consulta que vou te ajudar.