Você já ouviu falar da “barriga de avental”? É aquele grande incômodo gerado pelo excesso de pele no abdômen e que, infelizmente, tem o poder de afetar muito a nossa autoestima. A abdominoplastia é a cirurgia que ajuda a corrigir esse problema.
Essa é a cirurgia plástica indicada para quem sofre com a flacidez na região da barriga. Nela, é possível retirar a pele excedente e dar um up no abdômen. Assim, você pode voltar a usar aquela sua roupa preferida, mas que ficou por muito tempo guardada porque você estava insatisfeita com o próprio corpo.
Então, confira esse guia que criei sobre tudo o que você precisa saber sobre a abdominoplastia. Acompanhe na leitura!
Para quem a abdominoplastia é indicada?
Algumas pacientes chegam ao meu consultório querendo realizar a abdominoplastia para emagrecer. Esse é o primeiro ponto a ser explicado sobre o procedimento: ele é indicado para quem já está no peso ideal, mas insatisfeita com o contorno. Não tem o objetivo de emagrecimento.
Portanto, podem se submeter à cirurgia homens e mulheres que possuem excesso de pele na barriga, a terrível flacidez. Ela geralmente aparece depois de uma grande perda de peso ou gravidez, por exemplo.
Como é feita a cirurgia de abdominoplastia?
Essa é outra pergunta bastante comum. Na abdominoplastia convencional, eu faço uma incisão na área acima do púbis (fica escondida pela roupa intima ou pelo biquini). A partir daí, retiro o excesso de pele da barriga, preservando o umbigo natural.
Quando a paciente possui diástase, o afastamento dos músculos abdominais, também é possível suturar essa musculatura e tratar o problema.
Quanto tempo dura a cirurgia?
A abdominoplastia costuma durar de duas a quatro horas e, na maior parte das vezes, é realizada com anestesia peridural – que bloqueia a dor na parte inferior do corpo – junto com uma sedação. Porém, a depender da condição de saúde do paciente, a forma de anestesia pode mudar.
Quanto custa a Abdominoplastia?
Cada paciente tem um objetivo diferente com a cirurgia, o que torna cada cirurgia única.
O preço da abdominoplastia depende do tempo de duração do procedimento, da complexidade da cirurgia, das áreas que serão abordadas, da associação de tecnologias, do local onde será realizada a cirurgia, da equipe médica, do tipo de anestesia, da forma de pagamento, entre outros fatores.
Por isso, podemos dizer que é quase impossível estabelecer o preço da abdominoplastia sem conhecer a paciente.
Além disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias na internet e redes sociais.
Então, para saber o preço da sua cirurgia, o primeiro passo é agendar sua consulta.
Quais os tipos de abdominoplastia que existem?
Existem várias técnicas que podem ser utilizadas na abdominoplastia. A que expliquei acima é a chamada clássica/ ou convencional, em que a incisão é feita na parte baixa da frente do abdômen.
No entanto, existem outras formas de tratar a flacidez. Veja quais são elas:
Abdominoplastia em âncora
A abdominoplastia em âncora é indicada para pacientes que possuem grande excesso de pele. Por exemplo, após a cirurgia bariátrica.
Nesses casos, além do corte na parte inferior do abdômen, é preciso fazer também uma incisão vertical na área central do abdômen, a fim de tratar toda a flacidez.
Abdominoplastia circunferencial
Também é um procedimento para quem possui grande flacidez, principalmente na área das costas. Como o próprio nome diz, é feita uma incisão em formato de circunferência em todo o tronco, para retirar a pele da parte da frente e atrás do corpo.
Mini abdominoplastia
A mini abdominoplastia, ao contrário do que parece, não é apenas uma abdominoplastia pequena. É um procedimento distinto, que tem sim uma incisão um pouco menor, mas que só trata a flacidez de pele abaixo do umbigo.
Esse procedimento é indicado para as pacientes que possuem pouca flacidez, na parte de baixo da barriga, entre o umbigo e a região íntima.
Abdominoplastia associada com a lipoaspiração
A lipoaspiração é a cirurgia responsável por tratar aquelas gordurinhas localizadas que não são queimadas na academia.
Quando a paciente também sofre desse problema, é comum associarmos a abdominoplastia com a lipoaspiração. Esse é um conjunto de procedimentos que utilizamos para melhorar o contorno corporal.
Os cuidados antes e depois da abdominoplastia
Como qualquer cirurgia, a abdominoplastia também requer determinados cuidados antes e depois do procedimento.
Na primeira consulta, eu analiso a condição do paciente e combino com ele qual a melhor técnica para sua necessidade. Depois, peço diversos exames, como hemograma e eletrocardiograma. Esses testes são fundamentais para eu entender como está a saúde da pessoa e se é seguro para ela ser submetida a uma cirurgia.
Além disso, é importante ainda interromper o uso de alguns medicamentos. Alguns anticoncepcionais, por exemplo, aumentam o risco de trombose. Já os anticoagulantes podem causar sangramentos. Então, é preciso que a paciente mostre todos os remédios que toma regularmente para sabermos o que é possível manter ou não.
No dia da cirurgia, é preciso manter o jejum por oito horas antes do procedimento (inclusive sem beber água) e sempre peço que me contem se houve algum sintoma gripal. Para a segurança de todos, a cirurgia precisa ser remarcada em casos de infecções.
O pós-operatório também necessita de diversos cuidados. Vou listar alguns deles:
- Não molhar os curativos por 48h
- Usar cinta modeladora por 30 dias seguidos, tirando apenas para o banho;
- Vestir meias de compressão, a fim de melhorar a circulação sanguínea;
- Andar com o tronco ligeiramente curvado por cerca de 15 dias;
- Dormir de barriga para cima, com o tronco e as pernas um pouco elevados;
- Manter os curativos sempre limpos e secos;
- Evitar esforços, como levantar peso, por cerca de um mês, mas dependendo do tipo de trabalho é possível retornar com 2 semanas;
- Realizar sessões de drenagem linfática a partir do 3º dia após a operação;
- Manter uma alimentação leve e de fácil digestão, sem ingredientes que geram gases;
- Retornar às consultas médicas;
- Tomar todos os medicamentos prescritos.
Os resultados da abdominoplastia
Esse é o tópico que interessa a todos! É importante que você saiba que, a melhora do abdome é percebida imediatamente após a cirurgia, mas o resultado final da abdominoplastia pode ser visto, em média, a partir de dois meses.
Vale lembrar que, logo nos primeiros dias, a região fica inchada, o que é normal.
Outro ponto importante a ser abordado é a necessidade de manter bons hábitos de vida depois do procedimento. Caso contrário, há o risco de ganhar peso e voltar a ter a flacidez de pele, perdendo o resultado da cirurgia.
Dica final para um bom resultado com a abdominoplastia
Por fim, não posso deixar de alertar: para ter bons resultados, a cirurgia precisa ser realizada por um profissional capacitado! Faça a abdominoplastia somente com um cirurgião plástico, que é o médico especializado para realizar essa cirurgia.
Não arrisque a sua saúde!
Se você chegou até aqui e tem qualquer dúvida sobre ABDOMINOPLASTIA ou outra CIRURGIA PLÁSTICA, clique no banner abaixo que será um prazer te ajudar!